quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SEMANA DA CRIANÇA - 2010

As histórias infantis como forma de consciência de mundo

É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias.

 

A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambigüidade e pluralidade.
Até bem pouco tempo, em nosso século, a Literatura Infantil era considerada como um gênero secundário, e vista pelo adulto como algo pueril (nivelada ao brinquedo) ou útil (forma de entretenimento). A valorização da Literatura Infantil, como formadora de consciência dentro da vida cultural das sociedades, é bem recente.
Para investir na relação entre a interpretação do texto literário e a realidade, não há melhor sugestão do que obras infantis que abordem questões de nosso tempo e problemas universais, inerentes ao ser humano.
 



"Infantilizar" as crianças não cria cidadãos capazes de interferir na organização de uma sociedade mais consciente e democrática.





Dramatização das histórias infantis pelas professoras da Creche


 A Arte de representar para as crianças vem do coração e do brilho de um olhar.






Equipe da Creche Eva Santos
Professora Janete Gonçalves, diretora da Creche Eva Santos
Aluno da Creche Eva Santos recebendo a lembrança do dia das Crianças



Um comentário:

  1. Parabéns meninas,
    Me orgulha grandemente contribuir para esse trabalho tão maravilhoso e envolvente.

    Que o brilho dessa energia positiva e abençoada as acompanhem sempre.

    Amo mtoOOOOOOoooooOO!

    Bjss...

    Alessandra Araújo

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